top of page
Buscar
  • Foto do escritorPousada Praia Azul

Porto em Arroio do Sal

Reportagem retirada do Jornal Pioneiro

''O porto do Litoral Norte está próximo de receber recursos russos para sair do papel. Um termo de cooperação entre a prefeitura de Arroio do Sal, cidade escolhida para receber o empreendimento, e o Comitê Nacional de Cooperação Econômica da Rússia foi assinado nesta segunda-feira (9) durante visita da comitiva ao Rio Grande do Sul. 

O comitê, que representa investidores interessados na obra, apresentou o projeto pela manhã, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em Porto Alegre. A ideia é construir um porto multimodal com capacidade para receber navios de até 400 metros. À tarde, o grupo almoçou em Arroio do Sal e conheceu a área destinada para o empreendimento, em Arroio Seco. 

— O investimento será de cerca de 1 bilhão de dólares. Inicialmente, fala-se entre 700 milhões e 800 milhões de dólares. Além dos investidores russos, há investidores brasileiros, como a Doha, que já tem experiência em portos, o Grupo Del Rio, a IG Consultoria e a GS Business — diz o secretário do Meio Ambiente, Agropecuária e Pesca de Arroio do Sal, Luis Schmidt. 

O maior investimento seria do grupo russo _ de 80% a 90%, conforme o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, conhecido como Bolão. 

— Eles (russos) têm interesse em trazer gás para o Brasil e também querem que os produtos brasileiros cheguem com mais agilidade na Rússia — conta o prefeito 

A próxima etapa é uma visita ao governador Eduardo Leite para assinatura do termo de cooperação. Depois, o mesmo documento será assinado com o governo federal. Ainda não há data para os dois encontros, mas, segundo Angst, devem ocorrer ainda neste ano. 

Ainda de acordo com o prefeito, a intenção do grupo é instalar a pedra fundamental da obra em meados de março de 2020. A estimativa é conseguir as licenças necessárias para o empreendimento, como ambiental e de instalação, até o final do ano que vem. Angst acredita que as obras começam em 2021. 

— É uma coisa astronômica. Nós podemos, quando o porto começar a operar, quadruplicar nosso orçamento (que é de cerca de R$ 60 milhões atualmente). Acredito que, com os recursos que o porto vai trazer, nos próximos anos teremos uma cidade bem diferente, e com certeza o governo municipal vai investir muito desses recursos na infraestrutura — diz Angst. ''


O porto ficará localizado a cerca de 3km da Pousada.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page